quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Genética x Psicologia



Introdução a Genética

A genética é a área da biologia que estuda as características dos seres vivos. Além, de estudar também, o desenvolvimento destas ao longo da vida de uma pessoa, como por exemplo, uma doença. Tal estudo, é feito no código genético que cada um possui, chamado de DNA. Cada pessoa, tem um par de genes responsável por estas características, sendo um dominante (A) e outro recessivo (a), sendo transmitidas através da hereditariedade.


Ciências Policiais

Dentro da área que eu pretendo atuar, estarei em constante contato com o público e provavelmente me depararei com algum louco. Com isso, resolvi pesquisar sobre a psicologia, pois, além de ter esta matéria na faculdade, posso associá-la ao estudo da psicose, que é a incapacidade da pessoa se controlar, o que pode levá-la a cometer crimes.

Psicopatia

Segundo o Dr. Osvaldo Lopes do Amaral - Diretor Clínico do INEF, que é um Instituto de Estudos e Orientação da Família e tem o objetivo de dar orientação e atendimento psicológico à comunidade, as chances de um parente de primeiro grau de um psicopata se tornar um é cinco vezes maior do que em relação a população num geral, devido a fatores genéticos hereditários e também dos cuidados (físicos e afetivos) no início da vida, o que faz com que a criança tenha o início da formação de sua mente e a sua conformação diante do ambiente em que está.
Além de ter constatado que a psicopatia pode ser desenvolvida ao longo da vida, inclusive devido a algum trauma na infância, “seja na forma de espancamento, seja na de estupro, o abuso é um fator de risco para a psicopatia, embora, por si só, não possa causá-la", como afirma o Doutor Ricardo de Oliveira-Sousa – Neurologista da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Com isso, algumas áreas do cérebro tem um nível diminuído de funcionamento em relação a pessoas normais, como o córtex pré-frontal (estudo realizado pelo pesquisador médico americano Adrian Raine), o que resulta em certos distúrbios comportamentais, como impulsividade, perda do auto-controle, imaturidade, emocionalidade alterada, e incapacidade de modificar o comportamento, facilitando assim, atos agressivos.


Imagens PET do cérebro de uma pessoa normal (esquerda), um assassino com história de deprivação na infância (centro) e um assassino sem história de deprivação (direita). As áreas em vermelho e amarelo mostram uma atividade metabólica mais alta, e em preto e azul, uma atividade metabólica mais baixa. O cérebro de um sociopata (direita) tem uma atividade muito baixa em muitas áreas, devido a traumas causados ao longo de sua vida e também a hereditabilidade gentética, sendo fortemente ausente na área frontal (parte superior das imagens). Imagens de Adrian Raine, University of Southern California, Los AngelesUSA.

As mudanças de personalidade, são acompanhas de uma diminuição na atividade dos neurônios na área frontal, como mostra a figura:

Uma imagem PET de diminuição na atividade neural (parte superior das imagens) do cérebro de um paciente que sofreu trauma cranioencefálico (1A), e que desenvolveu mudanças de personalidade. A Figura 1B mostra um cérebro normal na mesma área. Brain Imaging Center, University of California, Irvine.

Outra estrutura que pode apresentar danos, são as amigdalas cerebrais, responsáveis pelo controle das atividades emocionais como amizade, amor, afeição no humor e principalmente nos estados de medo e ira. Após um experimento realizado com as amigdalas, descobriu-se que, ao serem destruídas, tornaram os animais dóceis e ao receberem impulsos elétricos, o animal se torna agressivo.
Nos humanos, este experimento produz a perda de reconhecimento das pessoas, pois mesmo identificando-a, não se sabe, se gosta ou não da  mesma. Ou seja, se for tirada uma conclusão errada é perigoso que haja a agressão até mesmo de um familiar. Desta forma, é de suma importância para nós e o seu funcionamento, necessário para nossa sobrevivência saudável.


Áreas do cérebro que quando afetadas podem mudar o comportamento humano:

·        Córtex Cerebral



Funções:
  • Pensamento
  • movimento voluntário
  • Linguagem
  • Julgamento
  • Percepção










·        Sistema Límbico



Funções:
  • Comportamento Emocional
  • Memória
  • Aprendizado
  • Emoções







Em resumo, os psicopatas não se importam com ninguém, ou seja, eles mentem, machucam, manipulam e não sentem remorço do que fazem, não tendo assim sentimento de culpa algum. Além de passarem por cima de tudo para chegarem aos seus objetivos, pois o lhes vale é o bem próprio, sem olhar para o outro com aquela famosa pergunta, e se fosse eu? Pois bem, eles não sabem o que é isso. Mas são extremamente inteligentes e calculam cada ação, sendo frios na execução de seus planos.
Este distúrbio, não possui tratamento e o máximo que pode ser feito é ajudá-los a entender os comportamentos humanos e mostrar o caminho certo de como agir. Porém, eles se orgulham de não terem constrangimentos morais ou sofrimentos emocionais.
Além do que já é conhecido sobre o sistema límbico (estrutura cerebral responsável por nossas ações), através dos estudos, o que está sendo feito é tentar entender o cérebro deles com pesquisas cada vez mais aprofundadas.
Mesmo não tendo como saber quem nasce com este distúrbio, temos que estabelecer limites para os primeiros sinais de desvio de conduta, pois se não houver este cuidado é como se abríssemos a porta de um presídio e mandássemos todos os presos para a rua, o que certamente ocasionará num caos público, onde aconteceram homicídios, estupros, entre outros crimes que estão fora do padrão de nossa sociedade.

Alguns casos de psicopatia que se tornaram conhecidos pela sociedade:


FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
Conhecido como "Maníaco do Parque", foi condenado em 2002 a 274 anos de prisão por ter estuprado e assassinado onze mulheres no Parque do Estado, em São Paulo.
  






"CHAMPINHA"
 

Em 2003, aos 16 anos, assassinou a tiros e facadas o casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé, no interior de São Paulo. Levado para a Febem, está hoje em uma clínica psiquiátrica.




 Lindemberg
Após assassinar Eloá, é preso e num vídeo de uma rede de tevê aparece com o rosto bastante machucado.















Suzane von Richthofen
Em novembro de 2002, ela abriu a porta de sua casa para que o namorado, Daniel, e o irmão dele, Cristian, matassem seus pais, Marísia e Albert, com pancadas de barras de ferro. Depois, foi para um motel. Após o enterro, fez uma reunião com amigos na piscina de casa. 

Video explicativo sobre o assunto, onde a doutora Ana Beatriz Barbosa Silva é entrevistada no programa mais você, por Ana Maria Braga:


Primeira parte da entrevista:



Segunda parte:






Webliografia:

http://www.cerebromente.org.br/n05/mente/struct.htm - descrição da função da amigdala cerebral. Ultimo acesso em: 21/10/2010.


http://www.cerebromente.org.br/n07/doencas/disease.htm - Renato M.E. Sabbatini, PhD – O cérebro do psicopata. Ultimo acesso em:21/10/2010.


http://www.istoe.com.br/reportagens/2803_PSICOPATAS+ELES+ESTAO+ENTRE+NOS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage – Eles estão entre nós. Ultimo acesso em: 21/10/2010.


http://veja.abril.com.br/100107/p_082.html - Crueldade nas veias.
Últmo acesso em 21/10/2010.



http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=538 - O Psicopata sob o prisma da Psicologia Evolucionista.
Último acesso: 21/10/2010


http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp - Funcionamento de diferentes áreas do cérebro. Últmo acesso em 21/10/2010.


http://pessoas.hsw.uol.com.br/psicopata.htm - Os psicopatas se divertem com o medo alheio? Últmo acesso em 21/10/2010.


http://www.youtube.com/watch?v=TglB2JYapsI – video 1 relacionado a área.
Último acesso em 21/10/2010.



http://www.youtube.com/watch?v=nqoV9bLYkyE&feature=related – video 2 relacionado a área. Último acesso em 21/10/2010.

Um comentário: